ora2pg sobrevive!

Para quem não conhece, o ora2pg é um pequeno script escrito em PERL que quebra um grande galho na migração de Oracle para PostgreSQL. Ele não faz milagres, mas já adianta muita coisa, convertendo algumas coisas na sintaxe do Oracle que tem equivalência na sintaxe do PostgreSQL.

Estes dias me perguntaram sobre ele aqui no blog e eu demorei um pouco para encontrá-lo. Outrora o ora2pg foi mais prestigiado, chegando a fazer parte do contrib do PostgreSQL. Como todo projeto pessoal (o ora2pg é desenvolvido pelo Sr. Gilles Darold) o ora2pg chegou a ter alguns períodos de inatividade. Começando em 2001 o ora2pg já está na versão 4.5 lançada há pouco tempo em 20/06/2007 . Isto é uma ótima notícia, pois além de acompanhar as novidades nas últimas versões do PostgreSQL, Gilles Darold, tem corrigido alguns bugs e ainda implementado algumas funcionalidades novas. O único detalhe a se notar é que o local onde o projeto é hospedado parece um tanto instável, então não se assuste se o link não estiver funcionando… :-/

Se você está pensando em migrar de Oracle para PostgreSQL, o ora2pg continua sendo uma excelente opção. Longa vida ao ora2pg!!!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *