Lançado o PostgreSQL 8.2 RC1

Hoje, 27 de novembro de 2006 foi lançado o primeiro candidato a lançamento do PostgreSQL 8.2. Dentro de uma ou duas semanas a nova versão deve ser lançada oficialmente!

Muitas novidades interessantes estão vindo neste novo lançamento! Ao todo são quase 200 melhorias incluindo novas facilidades, algumas correções, aumento de performance e novas opções de configuração e administração.

Uma das novidades ressaltadas por Robert Treat, é a questão da usabilidade. Novas sintaxes que entram em conformidade com o SQL 2003 estão saindo do forno como a possibilidade de se realizar vários INSERTs em uma única linha ou utilizar um SELECT para um comando COPY.

A parte de performance apresenta muitas coisas interessantes. Uma que deve ajudar muito é o fato do otimizador de consultas agora otimizar os OUTER JOINs. Antes um OUTER JOIN colocado no local errado dentro de um SELECT complexo simplesmente arruinava a performance. Outra coisa interessante é a possibilidade de criar índices sem bloquear a escrita na mesma.

Graças a contribuição do Euler Taveira (desenvolvedor brasileiro do PostgreSQL), agora é possível obter de uma data, o nome do mês ou dia da semana em várias línguas, inclusive em pt_BR!

Novas opções de LOG e controle de processos no PostgreSQL também fazem parte da nova versão. Novas views monitoram melhor os processos, novas opções no arquivo postgresql.conf inclusive a possibilidade de desmembrar este arquivo incluindo outros.

Bom, vale a pena conferir o release que já está disponível na documentação oficial, e ver com seus próprios olhos as novidades!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress