Show no III Fórum promete!

Ontem fomos com as bandas visitar o Teatro Clara Nunes para acertar os detalhes do “Show Creative Commons” que marcará o encerramento do “III Fórum Regional de Software Livre do ABCD”.

No dia 23 de setembro, 3 bandas vão marcar o encerramento do Fórum:

  • Ácido Lático: formado por Caio Machado (Baixo), Raul Luiz (Vocal), Thiago Esperandio (Guitarra) e Wilken Sanches (Bateria). O baterista é membro do Coletivo Digital e já é envolvido com Software Livre e inclusão digital há algum tempo, além de dedicar tese de mestrado sobre o assunto. No site da banda, você pode ouvir algumas músicas da banda que deve abrir o show no sábado.
  • Catados: formado por músicos de Diadema, com violões, baixo, percursão e vocais, já se apresentaram antes no teatro Clara Nunes e em vários bares da cidade. Tocam MPB de alto nível e o baixista trabalha com informática na parte de infraestrutura de redes.
  • Crosstalk: mais do que uma banda, o Crosstalk é um projeto que funde software livre e música eletrônica. Um dos seus idealizadores é Eduardo Maçan, que é desenvolvedor do Debian há varios anos e desenvolve softwares livres para a produção musical.

Dito isso, acho que o show vai ser algo bem mais profissional do que eu imaginava. Acostumado com bandas de garagem, tive um susto com a quantidade de detalhes técnicos e o nível da discução das bandas. Os estilos das bandas são variados, teremos Rock, MPB e música eletrônica. Mas posso dizer que o pessoal manja mesmo da coisa.

Alem disso, estamos querendo consagrar o show gravando-o com software livre e publicando o resultado na Internet utilisando licenças livres!!! Estamos trabalhando nos detalhes para possibilitar isso. O equipamento de som e luz do teatro parece muito bom e nos permitiu superar nossas expectativas. Uma das idéias por exemplo é gravar os canais de áudio separadamente. Já temos pelo menos uma placa de som com capacidade para gravar 10 canais independentes, direto da mesa de som. Se conseguirmos fazer isso, poderemos fazer um trabalho de mixagem utilizando software livre antes de publicar o resultado na Internet.

Já tem gente até querendo soltar áudio e vídeo do show on-line! O evento promete ser um marco no ABCD em termos de produção musical livre! Ainda temos muito trabalho para fazer tudo dar certo. Precisamos terminar a marcação do palco, acertar como vamos nos plugar nossos computadores na mesa de som, projetor de vídeo, Internet, etc. Certamente a cabine de som e luz vai estar repleta de software livre rodando.

Bem, confesso que estou muito animado com o evento este ano. Não imaginei que conseguissemos fazer um evento regional com estas proporções. Estamos levando a equipe do Teatro Clara Nunes a loucura. Tenho realmente que agradecer a equipe da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema por ceder o espaço para o evento e dar suporte para todas as nossas loucuras! Acho que eles ainda não acreditam que esse tal de Software Livre vai dar conta de fazer tudo o que estamos planejando… mas eles com certeza vão se surpreender!

Hoje posso dizer com a boca cheia: o III Fórum vai ser show de bola!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress