Burocracia e Desenvolvimento

Lembro que meu pai sempre carregou consigo a melhor definição que eu conheço para a palavra burocracia: “São barreiras legais que existem para se criarem facilidades ilegais”. Embora eu realmente concorde com isso, minha nova missão no mundo da informática me colocou do outro lado da mesa de negociação.

Desenvolver software exige disciplina, rigor, método e… sim, burocracia! Tudo aquilo que os cursos de informática passam horas desfiando, não são besteiras! Todo santo dia surgem pedidos novos para a equipe de desenvolvimento: novos sistemas, correções, novos relatórios, novos campos, etc. Seja o software desenvolvido pela sua equipe ou por terceiros, um mínimo de burocracia deve existir, se não para conter o caos, para pelo menos melhor conviver com ele.

Minha nova cruzada no trabalho é o de criar uma sistemática para acolher e acompanhar novos pedidos de desenvolvimento e criar uma nova padronização de documentação para os sistemas. Não estou reinventando a roda, existem diversas técnicas para fazer isso. O curioso é que descobri é que um número assustador de pessoas nunca utilizou por este tipo de estrutura, mesmo tendo trabalhado exclusivamente com desenvolvimento.

Estou realmente convencido da importância deste processo, acho que vou aprender muito esta ano com isso. Estamos analisando várias técnicas e ferramentas para nos auxiliar no trabalho. Alguns pontos são bastante óbvios para mim: os padrões devem ser livres e as ferramentas utilizadas também. Se eu não conseguir utilizar ferramentas livres (afinal, nem tudo se encontra num estágio maduro no mundo do software livre) espero encontrar no mínimo ferramentas mulitplataforma ou atá ajudar no aprimoramento de alguma ferramenta livre!

Bem…. que venha a burocracia!

undefined

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress