screen

Bem, muitos já conhecem o screen, mas fica aqui a dica para quem nunca utilizou…

Como sempre, tenho que acessar diariamente alguns servidores utilizando uma conexão SSH. Algumas vezes faço operações demoradas como um DUMP de um banco de dados e minha conexão cai. O jeito para resolver isso é usar o “screen”.

Após instalado na máquina onde me conecto (no meu caso no servidor que eu acesso remotamente), basta digitar screen e aparecerá uma tela de boas vindas. Dê um enter e você voltará para o seu shell habitual. Caso a conexão caia, basta você se conectar novamente via SSH e digitar screen -x. A sessão anterior será restaurada no ponto atual. Assim posso ficar tranqüilo que nunca vou perder uma operação que esteja rodando em primeiro plano.

Uma outra utilidade é compartilhar um shell com várias pessoas. Depois de uma pessoa iniciar uma sessão utilizando o screeen. Outras pessoas podem se conectar na mesma sessão utilizando screen -x. Assim é possível, por exemplo, por exemplo você acompanhar a manutenção de um servidor feita por outra pessoa remotamente. Você pode até debugar um mesmo código em grupo.

O único problema do screen é não permitir rolar a tela, mesmo que você esteja utilizando o console a partir de uma janela de um ambiente gráfico. Para quem gera listagens e coisas do tipo na tela isso é uma limitação.

Fora isso é uma ótima ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *