Chega de MSN

Há muito tempo que uso o ICQ… minha conta não é das mais antigas mas sou fiel a ele. Depois a UOL resolveu criar o “com você” e finalmente a Microsoft lançou o MSN, que assim como a praga do Internet Explorer, já vem junto com a praga do Sistema Oparacional Window$. Assim como um vírus, o MSN se alastrou e ficamos reféns de mais uma tecnologia proprietária.

Tempos depois como administrador de rede, procurei uma versão de um servidor ICQ que eu pudesse rodar na intranet da empresa, protegido debaixo do meu Firewall. Foi aí que eu descobri o Jabber, que é um protocolo livre para Menssagens Instantâneas. Para rodar o Jabber, foi criado um software livre para servir de “servidor jabber”. Aqui onde eu trabalho existe um servidor jabber que funciona muito bem… as pessoas trocam menssagens e arquivos pela rede sem abrir brechas de segurança.

O problema do Jabber é que os servidores que existem para público geral são pouco conhecidos, como o jabber.org que utilizo há algum tempo. Agora chegou uma grande novidade, o pessoal do google resolveu criar um servidor Jabber chamado “Talk“. O Talk foi destaque no site BR-Linux hoje, devendo chamar a atenção de muitos usuários!

Espero que pelo menos os nossos usuários de software livre deixem de usar o MSN e passem a aderir ao Talk!!! O único problema é que apenas quem possui uma conta no Gmail é que pode usar o talk. Quem sabe em breve começemos a promover com força o uso do protocolo Jabber!!!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress