Sobre a SAVEPOINT

A Savepoint nasceu como uma fonte de documentação, experimentos e discussões sobre informática, bancos de dados, software livre etc. Depois de 20 anos escrevendo, mais de 385 artigos publicados, dezenas de palestras por todo o Brasil e passagem por diversos projetos relevantes, optamos por transformar este Blog numa empresa e oferecer serviços especializados em PostgreSQL, mas, claro, sem deixar de compartilhar conhecimento por aqui.


PostgreSQL

Em 2007, quando organizamos o primeiro evento nacional de PostgreSQL no Brasil, poucas pessoas acreditavam que ele se desenvolveria tanto e se tornaria o banco de dados que mais cresce no planeta, pelos últimos 10 anos. Hoje, consolidado no mercado, o PostgreSQL é, na maioria das vezes, a opção número um na escolha de um banco de dados relacional para um novo projeto. 

Atualmente, há uma grande demanda por profissionais e serviços nessa área. Com mais de 20 anos de experiência em PostgreSQL, colhemos os frutos de ter investido de forma consistente, com condições de oferecer serviços especializados com segurança e agilidade. Já trabalhamos com outros SGDBs no passado, mas no momento optamos por focar em PostgreSQL, obtendo conhecimento qualificado.  


Trabalho artesanal

Não visamos atender a uma larga carteira de clientes, mas, sim, criar boas parcerias. Nosso objetivo aqui é conhecer cada um individualmente, o seu trabalho e suas necessidades, oferecendo um serviço que vai muito além do suporte ou do trabalho operacional. 

Queremos poder agregar valor àquilo que é importante para o cliente, visando mudanças de médio e longo prazo e alinhando ações estratégicas da empresa com o uso de dados em bancos de dados relacionais. Para isso, é muito mais fácil atuar com uma empresa enxuta e com poucos clientes. Assim temos a oportunidade de tomar um café com cada um, conhecer suas equipes, processos e objetivos de longo prazo. 

Lembrando que trabalho artesanal não significa falta de método ou de profissionalismo. Significa que gostamos do que fazemos e realizamos nosso trabalho com paixão e cuidado. Prezamos por agregar valor aos nossos clientes e fazer parcerias que extrapolam uma simples solução técnica. 


Consultoria

O nosso principal serviço é sugerir e implementar soluções em bancos de dados. Para isso, fazemos uma avaliação do cenário de cada cliente e buscamos soluções com uma relação custo-benefício viável e eficiente. Nosso trabalho pode se espalhar por diversas áreas em torno do PostgreSQL, incluindo, mas não somente:

  • Migração de dados, bancos de dados e servidores;
  • Ajuste de desempenho em bancos de dados;
  • Segurança;
  • Backup/Restore;
  • Alta disponibilidade;
  • Ajuste de desempenho em consultas SQL;
  • Refatoração, anonimização, sanitização e modelagem de dados;
  • Uso de recursos avançados de SQL;
  • Sharding.


Mentoria / Treinamento

Além do trabalho de consultoria, a nossa segunda linha de atuação está em capacitar equipes para o melhor uso do PostgreSQL. Assim, pretendemos criar autonomia nos clientes para o melhor uso possível da tecnologia disponível no momento.

Em vez de adotar treinamentos com videoaulas ou cursos de escopo fechado apostilados, nós optamos pelo modelo de mentoria, em que utilizamos exemplos reais do cliente e trabalhamos com pareamento na busca por soluções concretas sempre que possível. A mentoria não dispensa uma abordagem teórica, mas foca em exemplos práticos e na procura por implementar soluções a partir do cotidiano da equipe. Desse modo, o trabalho mescla elementos de consultoria e mentoria, revezando sempre a condução entre os pares.

O trabalho de mentoria também pressupõe o escopo aberto dos temas a serem discutidos. Dessa forma, o conhecimento abordado depende da análise concreta dos desafios encontrados no caminho, de modo que o foco não está em abordar o conteúdo de uma apostila, mas, sim, em alcançar resultados satisfatórios para o problema escolhido.

Outro ponto importante é que, em vez de trabalhar com um grande volume de horas concentrado num curto espaço de tempo, a mentoria, em geral, ocorre de maneira gradual, com uma quantidade menor de horas semanais, estendendo-se por várias semanas, conforme os assuntos e as prioridades vão surgindo e mudando. Assim a equipe tem mais tempo para elaborar e aplicar imediatamente os conhecimentos abordados, em vez de ter que memorizar um volume enorme de informações que provavelmente vai esquecer e não aplicará tão cedo.

As mentorias, normalmente, giram em torno de dois grandes temas, voltados para equipes distintas:

  • Administração de bancos de dados, envolvendo resolução de problemas reais como troubleshooting, backup/restore, migrações, segurança etc. Geralmente, ministramos este tipo de mentoria para equipes de infra que precisam manter o ambiente operacional e reagir rapidamente em situações de emergência, sem depender de terceiros, garantindo um crescimento saudável e seguro do banco de dados nos próximos tempos;
  • E utilização do banco de dados, envolvendo análise e ajuste de desempenho de consultas, indexação de tabelas, modelagem de dados, uso de recursos avançados como particionamento de tabelas, Full-Text Search, Foreign Data Wrapper, PL/pgSQL etc. Este tipo de mentoria é destinado a desenvolvedores que criam aplicações ou fazem análise de dados com o PostgreSQL, podendo melhorar significativamente o desempenho de aplicações e o tempo de desenvolvimento, além de reduzir sensivelmente o custo com servidores.

Entre em contato

Fale conosco hoje e dê o primeiro passo para moldar o futuro da sua empresa.

plugins premium WordPress