Novidades com PostgreSQL no ar…

Sei que faz um tempo que não escrevo sobre PostgreSQL por aqui…  mas isso não significa que as coisas estão paradas na comunidade. Quem acompanha o planeta internacional, ou a série “Waiting for …” do Depez sabe que existem muitas novidades para a versão 9.4 por vir. Uma das que tem causado um certo frisson na comunidade é o novo tipo de dados, o jsonb, um tipo de dados binário para json.  A ideia é que trabalhar com dados semi estruturados de forma mais inteligente e flexível no PostgreSQL, tornando a necessidade de usar bases noSQL cada vez menor. A cada dia que passa fica mais fácil ter a flexibilidade e o desempenho de uma base noSQL junto com a robustez de a confiabilidade de uma base SQL transacional tudo dentro do PostgreSQL! Nossos amigos russos não param de nos surpreender!

Além disso um monte de coisas bacanas por aqui. Andei testando o PostgreSQL Studio que é uma interface de administração em Java feita pelo pessoal do Heroku e o Data Filler, uma ferramenta para criar massas de dados. Ainda estou testando ambas as ferramentas, o PostgreSQL Studio é bem simples e para algo feito em Java, até que não parece pesado. O Data Filler merece um post só sobre ele, é uma ferramente que pretendo usar muito ainda. Realmente algo que todo desenvolvedor deveria ter debaixo do braço.

Enquanto isso no Brasil….

Bom, depois do PGBR 2013 em RO, algumas pessoas podem pensar que tudo anda meio devagar por aqui… Realmente não há novos PGDays à vista este ano. Eu mesmo não devo organizar nada neste semestre, mas se alguém tiver alguma sugestão, topo fazer algo no segundo semestre. Como eu esperava, não deveremos ter um PGBR2014…  mas tenho quase certeza de que em 2015 teremos mais uma boa edição do PGBR. Como eu já disse antes, acho que é um evento que funciona bem a cada 2 anos. O nosso maior revés recentemente foi a invasão do nosso site, o www.postgresql.org.br . Ainda estamos trabalhando para reestabelecer o serviço, mas a lista de discussão por e-mail continua no ar, pelo menos.

Agora, na área de desenvolvimento… muitas novidades sim! O Francisco Figueiredo lançou recentemente mais uma versão do seu driver para . Net o Npgsql. O Euler Taveira e o Fabrízio de Royes Mello estão com vários patches no PostgreSQL 9.4 e agora o Fabrízio está se candidatando para o Google Summer of Code de 2014 também. É claro que isso é motivo de orgulho para nós. A Timbira é sem dúvida a empresa que mais contribui com código para o PostgreSQL no Brasil e acho que podemos afirmar com tranquilidade que temos os melhores consultores também. Podemos ser uma empresa pequena, mas quem já teve uma base recuperada por nós, sabe que fazemos coisas que provavelmente ninguém mais no Brasil faria. Eu mesmo já tive um cliente que após migrar para uma versão nova do PostgreSQL (claro, faltou homologar melhor antes de migrar, normal) descobriu um bug na nova versão…. e nós tínhamos um patch com a correção no dia seguinte. Agora me conta quem é que faz isso por aqui?

Então, se você acha que a comunidade está parada, saiba que o mais importante continua rolando: a lista continua dando suporte para os usuários e os desenvolvedores continuam desenvolvendo novas funcionalidades! E posso garantir que a versão 9.4 traz muitos elementos bacanas no PostgreSQL. Algo me diz que não chegaremos na versão 9.5… pois tem muita coisa boa para acontecer nos próximos anos, eu chuto que iremos para uma versão 10.0 em breve!!!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress