LIMIT e OFFSET no Oracle


Outra coisa pentelha no Oracle, fazer paginação de registros. Não, o Oracle não tem as cláusulas LIMIT e OFFSET. Elas são utilizadas no PostgreSQL e no MySQL. O padrão SQL 2008 estabelece o uso do OFFSET e FETCH, utilizado pelo DB2, MS SQL Server e também pelo PostgreSQL. Já o Oracle… bom o Oracle só permite usar o velho rownum, que infelizmente não obedece o ORDER BY, então você é obrigado a criar uma subconsulta para paginar dados.

Vamos ver 2 métodos aqui. O primeiro é o definido pelo mago do Oracle, o Tom Kyte, do Ask Tom:

Agora outro método utilizando algo que eu realmente adoro, Window Functions:

Ou seja, utilizando Window Functions você tem uma sintaxe mais elegante e compacta e ainda ganha no desempenho. Para variar, a solução mais simples é a melhor.

Claro… eu ainda espero que alguém na Oracle tenha o bom senso de implementar o LIMIT e OFFSET, assim como uma infinidade de outras coisas que tornam a vida do desenvolvedor mais simples.

1 comentário

  1. superpapitoAndré Responder

    Honestamente, não acredito que a Oracle faça algo assim. Se for para complicar, então implementam. Para ajudar… Bem, melhor pensar duas vezes…

  2. ROGÉRIO Responder

    ainda bem que eles mudaram isso na versão 12, pq é um saco fazer desta forma…

  3. Erikson Responder

    Amigo, muito obrigado pelo post bastante objetivo e esclarecedor. Também gostei mais da segunda alternativa e estou adotando-a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *