Banco de DadosOracle

Oracle quer comprar MySQL

Depois da notícia de que a IBM estaria interessada em comprar a SUN e mesmo que a HP teria descartado a hipótese de fazê-lo surge um novo rumor: A Oracle estaria interessada em comprar a MySQL AB da Oracle. A notícia parece fazer sentido uma vez que a Oracle já domina o mercado de bancos de dados corporativo, mas não o segmento onde o MySQL tem maior penetração: a web.

Vale lembrar, que dois dos stogages engines que o MySQL utiliza o Berkeley DB e o Inno DB já pertencem a Oracle. A diferença é que o MySQL seria utilizado como uma porta de entrada para o Oracle Database, substituindo parcialmente o engine do Times Ten In-Memory Database. Assim, o MySQL poderia continuar funcionando como um banco de dados stand alone ou poderia ser um “cache” do Oracle, de forma transparente para a aplicação.

Há rumores também de que a Oracle estaria interessada em comprar da SUN os direitos sobre toda a plataforma Java. Não foram citados números para a transação até agora. Mas vale lembrar que a SUN comprou a MySQL AB por 1 bilhão de dólares no ano passado. Isto não parece problema para uma empresa que comprou nada menos que a People Soft, a BEA, Siebel entre outras, somando aportes de recursos fantásticos em investimento.

Realmente hoje é um dia divertido. Eu ia inventar que a Oracle queria comprar a Red Hat, mas achei que não seria tão verossímil, até descobrir que este rumor existe de verdade. Ok, seria muito mais divertido se eu soubesse fazer algo como peguins voadores!

No Comments

Leave a Reply