Banco de Dados

Manifesto pelo Dia do DBA

Assim que a empresa começou a crescer veio a necessidade de trazer alguns computadores para a equipe administrativa. Os usuários estavam felizes com seus computadores novos fazendo seus textos, planílhas e coisa e tal. Mas vira e mexe alguém tinha uma dúvida de como fazer isso ou aquilo. A impressora não funcionava, apareciam vírus por todo lado e a os computadores travavam. Então vieram os pioneiros de TI fazendo suporte aos usuários finais.

A empresa começou a crescer mais computadores foram comprados. Mais gente queria acessar a Internet e o protocolo DPCDPL (Disquete Para Cá e Disquete Para Lá) começou a complicar a vida demais das pessoas. Então surgiram os primeiros servidores, com o primeiro firewall, o primeiro servidor de arquivos e impressão. Então eis que surge o sysadmin para botar órdem nisso tudo, inclusive no pessoal de suporte.

Um belo dia alguém teve a ideia de desenvolver um sistema para tocar algumas partes vitais da empresa e vieram os primeiros desenvolvedores para criar o sistema. Logo os sistemas se multiplicaram e surgiu um gestor para o setor de TI. Com o orçamento reforçado, decidiram implantar um ERP e os analistas começaram a brotar aos montes.

Não demorou muito para perceberem que as informações estavam desencontradas entre os sistemas e um dia aconteceu o pior: perderam um banco de dados. Surgiu finalmente o DBA para arrumar os bancos de dados e dar jeito nos backups e recuperar o que podia da catástrofe anunciada. Outros cargos apareceram, o gerente de projetos, o AD e por aí vai.

Acontece que o DBA vira e mexe tomava cerveja na sexta-feira com o sysadmin. Qual foi a surpresa do DBA ao descobrir que o sysadmin tinha um dia em sua homenagem… a última sexta-feira de julho. É claro que isso parece desculpa para juntar o povo para tomar cerveja, senão porque escolher a sexta como dia de comemoração? bom, meus caros… proponho que a 1ª sexta-feira de Agosto seja o dia do DBA. Sim, você pode convidar o sysadmin para beber também!

Então, o convite está feito: vamos comemorar o “Dia do DBA” amanhã, ok?

No Comments

Leave a Reply