PostgreSQL no FISL 9.0

Custei a chegar em Porto Alegre. O aeroporto estava “sem teto” em Porto Alegre devido neblina, que depois fiquei sabendo, é típica desta época do ano. O resultado foram 5 horas de espera em Guarulhos. Isto não chegou a ser um grande problema, pois havia bastante gente para bater papo no aeroporto. Havia uma verdadeira caravana no aeroporto. Enfim, consegui chegar na PUCRS perto das 12h.

O evento estava realmente lotado. Segundo a organização, cerca de 7500 pessoas estavam lá, fora os alunos da PUCRS que passeavam livremente por lá, trazendo uma contribuição significativa para o “astral” do evento. Os corredores estavam lotados. As salas estavam lotadas e tinha palestra com gente sentada no chão e amontoado na porta. A pesar das boas palestras, o melhor foi reencontrar os amigos por lá. Gente que eu não via faz tempo. Foi muito bom.

O Stand do PostgreSQL estava bem organizado, mas logo se mostrou apertado para a multidão que aparecia por lá no intervalo das palestras. Tive a oportunidade de conversar com muita gente interessante por lá. Muita gente querendo saber mais sobre PostgreSQL, tirar dúvidas, fazer entrevistas, comprar camisetas ou mesmo bater papo e tomar um café! Não tenho a menor idéia de quantas pessoas passaram por lá, mas foi muita gente.

As maioria das palestras de PostgreSQL se concentraram no primeiro dia. Casa cheia em todas as palestras, inclusive na minha que ocorreu no último horário, ás 20h. Muita gente ficou depois do término da palestra para tirar dúvidas. Fomos convidados a nos retirar da sala pela organização que precisava liberar o local. Para todos aqueles que me pediram cópias dos meus slides, eles estão disponíveis para download aqui. Para quem não sabe, a palestra foi parecida com a do PGCon Brasil 2007, com o título “Fazendo um Elefante Passar Debaixo da Porta”, sobre melhores práticas para DBAs e desenvolvedores. Melhorei algumas coisas e possivelmente piorei outras. Acredito que em breve teremos todas as palestras do PostgreSQL no site da comunidade.

Infelizmente não pude ficar até o final do evento, fui embora na 6ª feira a noite, mas deu para curtir um bocado do evento e tomar algumas Polares com os amigos e renovar meu estoque de camisetas 🙂 . Hoje devo estar indo ainda em outro evento com a presença dos nossos palestrantes internacionais do FISL. Eles estarão na UNICAMP para o Dia PostgreSQL promovido pela Dextra.. Na verdade eu devo aproveitar o momento para acertar alguns detalhes do PGCon Brasil 2008, que vai ocorrer na UNICAMP nos dias 27 e 28 de setembro. Muito em breve teremos notícias.

Bom, vou ficando por aqui… hoje vou poupa-los de um post enorme para descrever em detalhes o FISL. Fico apenas com a descrição do David Fetter no PostgreSQL Weekly News: “FISL had almost 7500 participants this year, making it the world’s largest FLOSS conference.”

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress