Escreva sobre PostgreSQL

Eis aqui uma dica para você, que usa o PostgreSQL e sabe que em comparação com outros bancos de dados, a quantidade de documentação existente é ínfima. Então se você começar a escrever mais sobre PostgreSQL, você se tornará irresistível ao sexo oposto (e/ou ao mesmo sexo dependendo da sua preferência…), vai emagrecer, crescer cabelo, ficar milionário, famoso, respeitado mundialmente, etc, etc, etc. A questão é que há espaço na web para os seus artigos esperando por você. O site nacional do PostgreSQL é um wiki, qualquer um pode se registrar e atualizar um artigo existente lá ou criar novos artigos.

Ok, você não é fã de wiki? Então você pode montar um blog, todo seu. Existem inúmeras ferramentas que permitem como o blogger e o wordpress que permitem você criar um blog em minutos e sem gastar um tostão. E para provar que você terá público garantido, agora existe o Planeta PostgreSQL que reúne as publicações de vários blogs que tem por hábito publicar artigos sobre PostgreSQL em pt_BR. Para entrar no Planeta, basta seguir as instruções e todos os seus artigos relacionados com o PostgreSQL vão aparecer automaticamente por lá.

Há tempos, foi proposto reformular o site do PostgreSQL Brasil, e colocar o Drupal no lugar do MoinMoin. Na verdade o MoinMoin não seria desativado, mas passaria a ser utilizado para organização interna da comunidade. Por inúmeros fatores isto não aconteceu ainda. Eu reconheço que inclusive ajudei a atrapalhar um pouco a história. Mas o curioso é que na época em que isso foi proposto, um monte de gente se propôs a escrever e ajudar. Foi aí que surgiu a proposta do Planeta, que é algo mais simples de criar e manter. Bom, o Planeta está no ar… mas o curioso é que temos apenas 5 blogs nele até agora. É muito pouco na minha opinião… gostaria de ver mais gente escrevendo.

Ok, confesso que tenho escrito poucos artigos técnicos por aqui também… já até me puxaram a orelha… mas se você não sabe sobre o que escrever, então você pode tirar alguns posts que estão na minha fila de espera:

  • Monitoramento vi psql e shell;
  • Estratégias de autenticação de aplicações e segurança no PostgreSQL;
  • Tipos de ferramentas de replicação e suas aplicações práticas;
  • Estratégias de backup, recuperação de desastres e alta disponibilidade;
  • Ambientes heterogêneos com DBI-Link;
  • Usando e abusando das tabelas do pg_class e informatio_schema;
  • Configurando logs para diversos propósitos;
  • Como criar métricas de performance;
  • Procurando gargalos de performance;
  • Skytools;
  • Ptop;

E por aí vai…

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress