Os blogs sobre SL que mais me influenciaram em 2006

Bom… no último dia do ano eu gostaria de deixar registrado aqui algo muito importante para mim. Ao invés de falar da minha vida pessoal e fazer um balanço e blá, blá, blá… gostaria de fazer uma homenagem a alguns dos blogs que eu li neste ano e fizeram a diferença para mim.

Existe muita gente boa que escreve bons artigos sobre software livre, mas existem alguns que são realmente dignos de destaque pela contribuição que trazem para nós.

  • andrelop’s blog
    Certamente não é um dos blogs mais populares da blogosfera brasileira, mas a qualidade dele é inegável. Quer você concorde ou não com as suas opiniões, você é obrigado a reconhecer o excelente trabalho do André Lopes. Ele não se considera um educador, é tímido ao falar em público, mas quando escreve… o faz com muito talento. Paixão, moderação e profundidade são qualidades que fazem deste blog possívelmente um dos mais influentes do Brasil, ao tratar de Software Livre.
  • Aurélio (verde)
    O Aurélio mantém muito mais do que um blog, sozinho ele criou um portal que é parada obrigatória para todos aqueles que amam o shell. Contém textos e referências preciosas sobre shell script, vi, sed, regex e muito mais. Como se não bastasse, o Aurélio ainda escreve sempre coisas interessantes e tem um bom humor capaz de salvar seu dia.
  • Maçan
    O Maçan deixou de participar dos eventos de software livre há algum tempo, mas isto não significa que uma vez ou outra não dê alguns pitacos por aí. Além disso o espírito crítico e criativo de suas postagens garantem uma posição de destaque para seu blog que vem sempre agregando valor aos seus leitores. Acho que o Maçan tem o melhor blog sobre software livre sem falar muito diretamente sobre software livre que eu conheço.
  • Christiano Anderson
    O blog do Christiano é um blog bem temperado. Traz sempre alguma novidade tecnológica, um pouco das suas incursões valorosas no mundo do software livre e de quebra algumas criticas bem interessantes. Vale a pena acompanhar.
  • VarDump
    O Walter Cruz mantém um blog com o melhor do que se possa esperar da expressão “show me de code” num blog. Muitas dicas de programação e muito código! O interessante é que ele não se limita a uma ou duas linguagens, vai de SQL, PHP, Python, Java até Lua.
  • SemJanelas.net
    O Mauricio Maia é um dos muitos blogs criados por desenvolvedores Web que pipocam por aí. Gosto particularmente do que ele escreve e acredito que ele é uma pessoa muito bem antenada com as novidades da web. Traz contribuições valiosas que o tornam um blog imperdível.
  • Tableless
    O trabalho do Diego Elis em divulgar a técnica do tableless no Brasil trouxe uma grande contribuição para os desenvolvedores web, além disso ele possui uma seção de tutoriais muito interessante que merece destaque. Todo bom webdesigner deve conhecer seu trabalho. O detalhe é que ele também divulga muitos trabalhos interessantes, por aí.
  • CODARE
    O CODARE é uma iniciativa nova e fantástica. Acredito que deva se tornar uma referência nacional em breve. Só o time de pessoas envolvidas já assusta! Se você está procurando dicas de programação em diversas linguagens, o CODARE foi feito para você.
  • Memnemonics fike’s e O insano mundo de Jack
    Dois blogs de dois grandes amigos de código e cerveja. O Fike já tem o blog há mais tempo que eu e me influenciou a criar o meu. Ambos compartilham de um humor ácido e trazem experiências e novidades interessantes. São dois blogs que eu acompanhei a partir do nascimento e continuo acompanhando com prazer.

Bem, esta seleção pode não trazer os blogs mais famosos do Brasil, mas são alguns daqueles que realmente fazem a diferença. Peço desculpa se esqueci algum blog importante, mas deixo-os a vontade para sugerirem novos links para que eu continue aprendendo coisas novas em 2007.

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress