Organização do Fórum

Nesta segunda-feira 11/09, se encerra uma etapa importante da preparação do fórum, a confecção de material de divulgação. Com isso, deixamos a parte de preparação do fórum para traz e começamos a nos preocupar apenas com a montagem de tudo na hora H!

  • O site do evento já está no ar há algum tempo, sendo atualizado a cada novo patrocinador, cada palestrante confirmado entre outras coisas. Já são mais de 200 inscritos no fórum através do site, precisamente 212 na manhã de hoje. Nossa espectativa é ter um público recorde este ano e atingir um público de mais de 600 pessoas.
  • Pesquisando pelo nome completo do evento hoje no Google encontrei 315 citações sobre o Fórum, o que mostra que nosso evento também está sendo citado em vários sites por aí.
  • Foram confeccionados 1000 cartazes em tamanho A3, sendo que destes, mais de 700 já foram distribuidos em São Paulo, Grande ABC Paulista, Guarúlhos, Osasco, Santos e até RJ.
  • No dia 01/09 foi para a gráfica a arte dos 500 crachás a serem utilizados no credenciamento.
  • Dia 06/09 ficaram prontas a arte das 300 camisetas que serão distribuidas no evento e a arte dos certificados.
  • Dia 11/09 vai para a gráfica o banner do palco medindo 6m X 1m e uma faixa para colocar na rua, medindo 4m X 0,7m.
  • Assim que chegar o papel vergê, já começaremos a imprimir os certificados também, encerrando nossa fase de materiais de divulgação.

Tenho que agradecer a Ariane Paola da Fundação Florestan Fernandes que fez a arte do cartaz e o Alexandre Rossi Paschoal que lá de Petrópolis conseguiu a arte do crachá, camiseta, banner, faixa e certificado. Outro agradecimento vai para o Ailton Nunes que conseguiu o patrocínio para as camisetas.

O Fernando Ike fez a maioria dos contatos com os palestrantes convidados: Sérgio Amadeu, Leonardo Mello, Christiano Anderson, Marcio Garcia e Felipe Augusto van de Wiel.

Seguindo por aí, temos o Erick Müller que criou e mantém o portal do evento incluindo o formulário para as inscrições. O Felipe Augusto van de Wiel junto com o Fernando Ike criaram um método diferente para a
seleção das 11 palestras remetidas pela comunidade através de um software que utiliza o método Condorcet.

Já no ano passado o Fernando Ike queria fazer um “Show Creative Commons” através do PSL-ABCD. Este ano, com a utilização do Teatro Clara Nunes ele está tornando isso realidade. Junto com as bandas “Crosstalk”, “Ácido Lático” e “Catados” eles estão preparando tudo para fazer o show, gravar utilizando software livre, editar e publicar na Internet com licença livre. Gostaria de agradecer também ao Wilken Sanches e ao Eduardo Maçan que estão providenciando toda a estrutura para realizar esta façanha, utilizando Software Livre, claro! Tenho que agradecer a Secretária de Cultura de Diadema, Sra. Maria de Fátima Menezes Ventura e toda a sua equipe por nos recepcionar no Teatro Clara Nunes.

A equipe de captação de recursos, conta com a Tatiane Cunha, Alexandre Rossi Paschoal, Ariane Paola, Fernando Ike e eu. Com essa equipe conseguimos toda a verba necessária para realizar o evento e ainda algumas parcerias para distribuir alguns brindes entre os participantes do III Fórum. Agradecemos também ao Ailton Nunes da Secretaria de Educação de Diadema que conseguiu um patrocínio para as camisetas do evento e tem colaborado com várias coisas na infraestrutura do evento.

O pessoal do Centro Público Valdemar Mattei tem dado uma enorme contribuição. Através deles estamos recebendo todas as doações em dinheiro dos nossos patrocinadores. Graças a ajuda da Ana Maria Faustino, temos conseguido receber os depósitos e emitir recibos aos patrocinadores, comprar passagens de avião, compra de material de papelaria, emissão de cheques e toda a parte delicada que envolve a manipulação de dinheiro com transparência e seriedade. Nossa meta é poder divulgar até o final do fórum um balanço contendo todos os recibos, notas fiscais e comprovantes mostrando tudo o que foi recebido e gasto no evento. Um detalhe importante é que não haverá acúmulo de patrimônio no evento, ou seja: todo o dinheiro que for arrecadado será integralmente investido no evento, não havendo nenhuma sobra em caixa.

Algo curioso neste III Fórum é que quase toda organização está sendo realizada através da Internet. Foram poucas reuniões presenciais e toneladas de e-mails, mensagens no Jabber e IRC, publicações em sites, inscrições e votação via web, etc.

Acho que com isso o PSL-ABCD tem demonstrado que um pequeno grupo de pessoas com pouco tempo e pouco dinheiro pode realizar grandes eventos se tiver boas idéias, Internet e Software Livre nas veias!

Por fim, agradecemos a todos os mesmbros e simpatizantes do PSL-ABCD que tem ajudado a divulgar o III Fórum espalhando cartazes por aí, publicando notícias na Internet, mandando e-mails e comentando com os colegas. Espero poder contar com a ajuda de todo este pessoal durante a realização do evento que será a parte mais trabalhosa e mais divertida de todo o processo.

Espero encontrar vocês por lá!

1 comentário

  1. Dany Responder

    Olá,

    Descobri o seu site relativamente há cerca de um mês
    Acho o seu blog muito interessante.
    Continua.
    Na minha opinião contém informação muito boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *