Surfando no Linux com Oracle 9i

Depois de muito frio na barriga durante a migração, chegou a segunda feira o novo banco começou a entrar em operação.

A princípio parecia tudo bem, aí foram pintando os detalhes…

– Em listener.ora esquecemos de tira o IP e colocar o hostname. Resultado, todos que acessavam com outro IP não conseguiam resolver o nove do servidor. Bem isso gerou um pouco de desespero no começo do dia, mas em menos de uma hora a calma parecia reestabelecida.

– Algumas permissões cruzadas parece que não subiram direito. Comecei acertando os roles de alguns usuários na mão e depois acabei criando um script para acabar com a bagunça. Mais uma boa leva de usuários finalmente satisfeitos!!!

– Depois o problema começou a ser a performance. Tive que esperar até o fim do dia para rodar um ANALIZE completo em alguns schemas. Devia ter feito antes…. mas resolveu o problema.

– Juntamos dois bancos que estavam separados em um só, resultado: tivemos que trocar o tnsnames.ora de um montão de gente. Procedimento escrito, lá se vai um monte de gente atualizando isso em vários lugares por aí. Ainda bem que o número de usuários não é tão estratosférico assim, uns 100 a 150.

– Hoje, no fim da semana a performance começou a pesar de novo. O cache hit estava perto de 50%!!! Aumentei o PGA e tudo voltou ao normal. Aproveitei para ajustar mais umas coisas aqui e ali.

– Fiz um novo script de backup com alguns procedimentos mais inteligentes. Que bom poder contar com o shell script para resolver as coisas. Agora meus backups estão bem mais inteligentes, automatizados e auditáveis!!!

Agora falta formatar o storage e copiar os datafiles de novo para ele… aí sim poderei dormir tranquilo. Foi uma semana de muita adrenalina e tensão. Agora meu Oracle está tinindo!!! Só vai faltar depois migrar a base teste e montar nosso Stand By.

Agora vou descançar… um pouco mais tranquilo, eu acho!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress